Social Social

Rejuntamento Podium

Limitações (Não usar):
  • Como função técnica de impermeabilização;
  • Sobre substrato muito úmido, gelado e pouco firme;
  • Em temperatura ambiente menor que 0ºC e acima de 40ºC;
  • Em áreas internas da churrasqueira;
  • Sobre substrato de madeira, parquê, vinil, metal, fibra de vidro e aglomerado, placa cimentícia, gesso, ardósia, pedras naturais (cores claras), pastilhas de vidro transparentes;
  • Após 2 horas e 30 minutos da mistura.



Recomendação Técnica:

Para informações que não constem nesta embalagem, consultar o departamento técnico da Formafix: (48) 3263-3416 ou sac@formafix.ind.br

Composição:

Cimento Portland, areia beneficiada isente de sais com granulometria controlada e aditivos especiais que conferem retenção de água e aderência.

Atenção:

Cuidados: Por conter cimento Portland, pode causar irritação nos olhos e mucosas. No manuseio, utilizar óculos de proteção, luvas de borracha e máscara. Em caso de contato com os olhos, lavar com água e procurar atendimento médico. Em caso de ingestão acidental, não provocar vômito e procurar atendimento médico. Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Rendimento:
  • 4 a 5 kg/m² para peças até 30x30 cm;
  • 6 a 8 kg/m² para peças maiores que 30x30 cm com aplicação de argamassa no verso das peças. Recomenda-se a utilização de uma desempenadeira de 8x8x8 mm para qualquer tamanho de peça.

NOTA: O rendimento pode variar de acordo com o tipo da desempenadeira usada e as condições da base (rugosidade, porosidade, presença de sujeira, rebarbas e exposições de armaduras).

Estocagem / Prazo de Validade:

Estocar na embalagem original, em local seco, protegido da chuva, sol e calor, sobre estrados e em pilhas de no máximo 1,5 metro de altura. Se armazenado de acordo com as instruções acima, a validade do produto é de 1 ano após a data de fabricação constada na embalagem.

Liberação para Tráfego:
  • Pessoal da obra (com cuidado): 72 horas para realização do rejuntamento;
  • Tráfego Leve: 7 dias após realização do assentamento;
  • Tráfego Intenso: 14 dias após realização do assentamento;

O tempo de cura para a liberação do tráfego intenso varia de acordo com as condições ambientais e características da obra, bem como o tipo de tráfego que a obra estiver exposta.

Preparo da Base:

Assentamento Convencional

  • Detalhes sobre o projeto de revestimento devem ser discutidos com o projetista;
  • O assentamento da cerâmica só deve ser feito depois de 14 dias de cura da base (contrapiso ou emboço), conforme orientações das Normas: NBR 7200:1983, NBR 13753:1996 e NBR 13755:1996;
  • Respeitar juntas de dessolidarização, movimentação e estrutural;
  • A superfície da base deve ser áspera (feita para sarrafeamento ou desempenamento) e não deve ter nata de cimento, umidade, manchas de ferrugem, gordura, eflorescência, restos de desmoldante das fôrmas, pó e bolor. Fazer a limpeza com escova de aço e lavar com jatos de alta pressão para retirar qualquer tipo de sujeira antes do assentamento;
  • Problemas de nível, prumo, empermeabilização, fissuras, caimento e resistência devem ser corrigidos com 72 horas antes da aplicação da argamassa colante;

NOTA: A absorção da base deve ser avaliada antes do assentamento, borrifando água na superfície. Se a água for absorvida em menos de 60 segundos, haverá perda de aderência. Neste caso e quando o local estiver sujeito ao sol e vento, deve-se umedecer a base, mas sem encharcar.

  • Escovar o verso da cerâmica para retirar o pó e o engobe;
  • Protejer com fita adesiva superfícies sensíveis ao atrito (peças de alumínio, apliques de metais especiais e detalhes em relevo), pois podem ser manchadas e arranhadas durante a aplicação;

Consideração sobre assentamento sobreposição

  • Verificar se as peças cerâmicas antigas estão bem coladas. Se algumas das peças estiverem soltas, devem ser recolocadas com argamassa colante 72 horas antes do início do assentamento sobreposição.
  • Para sobreposição em piso de granilite, granitina, cimento queimado e pisos encerados, realizar tratamento com lixamento mecânico para tornar a superfície áspera e rugosa para facilitar a aderência da argamassa colante;
  • Para retirar qualquer tipo de sujeira que possa prejudicar a aderência da argamassa (por exemplo: gordura, pó, tinta) deve-se lavar a superfície a ser revestida 48 horas antes do assentamento das peças, com detergente ácido específico para limpeza de obras;
  • Verificar a altura de caixas elétricasm pontos hidráulicos e rodapés, pois o assentamento de sobreposição aumente a altura e espessura da base.
Instruções de Aplicação:
  1. Em um recipiente de plástico ou metal limpo e seco, misturar a argamassa em pó com água limpa até formar uma massa pastosa, firme e sem grumos secos. Misturar manualmente ou com hélice acoplada à furadeira. Trabalhar com o produto ao abrigo de sol, vento e chuva para não interferir no tempo de pote da massa.
    Colocar 4,2 litros de água (variação de +/- 0,2L) para cada 20kg de argamassa.
  2. Deixar a massa descansar por 10 minutos. Misturar novamente e aplicar com desempenadeira denteada adequada.
    NOTA: Não usar a mistura após 2 horas e 30 minutos de preparo.
  3. Estender a argamassa sobre a base, com o lado liso da desempenadeira, e m seguida passar o lado denteado formando cordões para o assentamento.
    NOTA: Devolver a argamassa aderida na desempenadeira ao recipiente de mistura, reamassar e utilizar novamente.
    NUNCA ADICIONAR MAIS ÁGUA.
  4. Para cerâmicas maiores de 30x30 cm, aplicar argamassa também no verso da peça.
    NOTA: O excesso de desmoldante no tardoz da peça compromete a aderência da mesma.
  5. Colocar a placa de posição final, apertar com as mãos e bater com o martelo de borracha sobre a peça toda para esmagar os cordões da argamassa.
  6. Aplicar a cerâmica somente sobre os cordões de massa úmida e pegajosa. Durante o assentamento, retirar algumas peças recém-colocadas e verificar se o verso da peça está coberto de argamassa. Quanto mais argamassa colada, melhor será a aderência. NOTA: Terminado o assentamento, protejer a área de sol, chuva e vento por 48 horas.
  7. Raspar as juntas 1 hora após o assentamento das peças para facilitar o rejuntamento.
  8. Finalizar a limpeza das peças com pano ou esponja levemente úmidos.