Social Social

Contrapiso

Limitações (Não Usar):
  • Em substituição ao concreto;
  • Como impermeabilizante;
  • Espessuras menores que 1cm;
  • Após 2 horas e 30 minutos da mistura;
  • Em superfícies que contenham desmoldante, resíduos de cal, gesso, poeira, pintura ou qualquer outro material que interfira na aderência do produto.




Recomendação Técnica:

Para informações que não constem nesta embalagem, consultar o departamento técnico da Formafix: (48) 3263-3416 ou sac@formafix.ind.br

Composição

Cimento Portland, areia beneficiada isenta de sais com granulometria controlados e aditivos que conferem à argamassa plasticidade, permitindo uma compactação compatível com as exigências de uso do contrapiso.

Atenção:

Usar óculos de proteção, luvas de borracha e máscara para evitar a inalação da poeira. Em caso de contato com os olhos, lavar com muita água e procurar ajuda médica. Em caso de ingestão, não provocar o vômito e procurar ajuda médica imediatamente. Manter fora do alcance de crianças e animais.

Rendimento

Seu rendimento aproximado é de 20kg por m², com espessura de 15mm.

Estocagem / Prazo de Validade:

Estocar na embalagem original, em local seco, protegido da chuva, sol e calor, sobre estrados e em pilhas de no máximo 1,5 metro de altura. Se armazenado de acordo com as instruções acima, a validade do produto é de 1 ano após a data de fabricação constada na embalagem.

Liberação para Tráfego

Ao término do serviço o local da aplicação do contrapiso deve ser isolado do trânsito de pessoas e equipamentos, por um período de dois a três dias, no mínimo. É recomendado aguardar, no mínimo, 14 dias para a cura do contrapiso antes da aplicação do revestimento cerâmico.

Preparo da Base:
  • A base deve estar totalmente livre de detritos de argamassa ou outros materiais.
  • Executar as juntas de dessolidarização (junta Perimetral) e dilatação.
  • A superfície da base deve ser molhada abundantemente antes da aplicação da argamassa removendo-se toda água.
  • Antes da confecção das mestras, deverá ser executada uma camada de nata de cimento, para garantir a aderência do contrapiso à base. Deve-se espalhar cimento (cerca de 0,5kg/m²), borrifar água em quantidade suficiente e esfregar com uma vassoura, criando uma fina nata de cimento, implicando assim numa melhor aderência entre base de concreto e a argamassa a ser aplicada.

NOTA: Espessura do revestimento menores que 2cm, recomenda-se a utilização de fixadores a base de resinas.

Instruções de Aplicação:
  1. Em um recipiente de plástico ou metal limpo e seco, misturar o Contrapiso Formafix com água limpa até formar uma massa com consistência de "farofa", facilitando a compactação posterior da argamassa.

    Colocar 3 litros de água (variação permitida de +/- 200ml) para cada 20kg de argamassa.

  2. A execução das mestras deve ser realizada imediatamente antes da aplicação da argamassa de contrapiso. Preenche-se a faixa entre taliscas, efetuando um trabalho enérgico da compactação da argamassa. Logo após é feito o sarrafamento dessas faixas, que constituem as mestras, Retiram-se as taliscas, preenchendo o espaço vazio com argamassa, nivelando-a com régua.
  3. Depois que as mestras e a camada de aderência já tenham sido executadas, deve-se distribuir a argamassa de contrapiso sobre a base, espalhando-a com o auxílio de uma enxada de modo que sobreponha o nível das mestras.
  4. A compactação será feita com um soquete padronizado de 30x30cm com um peso aproximado de 10kg, fixado em uma das extremidades por um pontalete de 1,50m de altura para garantir uma boa compactação.

NOTA: Caso a espessura do contrapiso ultrapasse 50mm, deve-se realizar sua compactação em duas camadas. Após a compactação deve-se iniciar o sarrafeamento da superfície com o auxílio de uma régua metálica, apoiando-se na superfície das mestras com um movimento de vai e vem, "cortando" toda a superfície da argamassa até que alcance os níveis das mestras.

Acabamento Superficial:
  • Sarrafeado:

    Nivelamento que é obtido com sarrafeamento com o auxílio de uma régua de alumínio
  • Desempenado:

    Com o auxílio de desempenadeira de madeira, retirando todas as irregularidades deixadas pelo sarrafeamento.

NOTA: Pode-se utilizar o acabamento do tipo reforçado, feito com polvilhamento de cimento em quantidade aproximada de 0,5 kg/m² e com o aucílio de uma peneira, após o sarrafeamento.